MARKETING
Marketing está relacionado às práticas que buscam compreender e satisfazer as necessidades e desejos dos indivíduos, de forma que se desenvolva um relacionamento a longo prazo cuja principal característica é que ambos os lados (consumidor/ cliente quanto a empresa) saiam beneficiados. O TÉCNICO EM MARKETING tem formação de caráter multidisciplinar que é consequência do tipo de conhecimentos necessários para o exercício de suas atividades. É preciso conhecer as técnicas de marketing, onde envolvam, também, conhecimentos de mercados, psicologia, administração contemporânea, design, economia, logística, novas tecnologias de informação e comunicação mercadológica, sustentabilidade e ética profissional. Ele identifica as necessidades perante as situações problemas, elabora ações estratégicas para solução, aplica e acompanha todo o processo que vai desde a pré-venda, a venda e o pós-venda, verificando sempre as necessidades que podem se tornar oportunidades lucrativas às empresas.
Principais objetivos:
Mensurar mercados
Prospectar clientes
Atualizar dados
Demonstrar produtos e serviços
Efetuar a venda
Comunicação e motivação interna
Aprimorar a imagem corporativa
MERCADO DE TRABALHO
Instituições públicas
Privadas e do terceiro setor
Comércio
Empresas de consultoria e de forma autônoma
Duração: 3 Semestres.
DISCIPLINAS
MÓDULO I
Introdução ao Marketing
Legislação de Mercado
Comunicação Mercadológica
Comportamento do Consumidor
Aplicativos Informatizados
Gestão de Vendas I
Pesquisa de Mercado
Administração Financeira
Total de Horas/Aula: 500
MÓDULO II
Gestão de Vendas II
Técnicas de Informação e Comunicação Mercadológica
Inglês Instrumental I
Linguagem, Trabalho e Tecnologia
Espanhol Instrumental I
Estratégias de Marketing
Informática Aplicada ao Marketing
Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Marketing
Total de Horas/Aula: 500
MÓDULO III
Canais de Distribuição
Marketing Institucional
Empreendedorismo
Plano de Comunicação
Ética e Cidadania Organizacional
Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Marketing
Espanhol Instrumental II
Inglês Instrumental II
Total de Horas/Aula: 500